Plasma Térmico
O plasma, por vezes denominado como o quarto estado da matéria, é um gás ionizado, formado por moléculas, átomos, íons, elétrons e fótons. Devido às cargas livres presentes no plasma, sua condutibilidade elétrica é elevada, possibilitando a condução de corrente nesse meio gasoso.
Em geral, o plasma classifica-se em dois tipos: o plasma térmico (plasma “quente”) e os plasmas de não-equilíbrio (plasmas “frios” ou plasmas de baixa pressão).
A tecnologia do plasma tem uma longa história de desenvolvimento, tendo se transformado numa valiosa ferramenta para a produção de gases em altas temperaturas. Uma das principais características do plasma de interesse para aplicação em processos industriais é que nele a produção de calor não depende de reações químicas como, por exemplo, na combustão. Assim, além da possibilidade de produzir temperaturas muito elevadas, o princípio de operação do plasma permite, de acordo com a necessidade, controlar a atmosfera de trabalho e torná-la inerte, redutora ou oxidante.
Os sistemas geradores de plasma baseados em descarga elétrica são compostos dos seguintes itens de equipamento:
- tocha de plasma;
- ignitor de partida;
- fonte retificadora para alimentar a tocha com corrente contínua;
- sistema de água deionizada para refrigeração da tocha;
- unidade de controle;
- sistema de alimentação de gás.
Os equipamentos para geração de plasma podem ser adaptados tanto para utilização em fornos e reatores já existentes como serem aplicados em projetos de fornos e reatores dedicados, otimizados para utilização do plasma em determinada aplicação industrial